Oração dos pais a São José

O Dia dos Pais como é conhecido no Brasil ou Dia do Pai como é designado em Portugal tem origens remotas. Muitas vezes você já se perguntou qual o dia dos pais. No Brasil o dia dos pais é comemorado no segundo Domingo do mês de Agosto e em Portugal o dia do pai é celebrado a 19 de Março. Por isso, todos os cristãos que sintam a necessidade de comemorar esta data dedicada aos pais podem fazer esta oração de S. José. Você que é filho ou filha e quer agradecer a Deus o privilegio de ter um bom pai e pedir a Deus que possa proteger e conservar o seu pai de boa saúde, pode e deve fazer esta oração de proteção à família e a seu pai. Esta oração também pode ser feita para pedir pela saúde de quem tem o pai doente, para os pais que vivem em situação de pobreza poderem melhorar de vida e ter uma casa com pão na mesa e dar educação para os filhos, para que o pai possa viver em harmonia no seio da família, de modo a afastar brigas e desunião no seio familiar. Se no dia dos pais você se sente infeliz por não ter seu pai junto de si, você pode pedir, através da reza desta oração a São José, para que seu pai o venha a reconhecer como filho ou filha ou se venha a reconciliar consigo caso se encontrem brigados ou simplesmente se lembre de si caso esteja afastado de si há muito tempo. Você poderá também pedir a S. José para que seu pai tenha trabalho, para que possa sustentar a família e se dedicar mais aos filhos, assumindo o seu papel de pai e vivendo em paz com sua mãe. Esta oração não necessita de ser sempre feita no dia dos pais, pode também ser feita em qualquer altura, pois todos os dias são bons para pedir ajuda a São José, quer para resolver problemas de trabalho ou problemas familiares que envolvam os pais.

Oração a São José pelo pai:

A vós, São José,

recorremos na nossa tribulação,

cheios de confiança,

solicitamos a vossa proteção,

no dia de hoje para todos os pais de família.

Vós fostes o pai adoptivo de Jesus,

soubestes amá-l’O, respeitá-l’O e educá-l’O,

com amor e dedicação,

como vosso próprio filho.

Olhai todos os pais do mundo,

e especialmente os da nossa comunidade,

para que, com amor e dedicação,

eduquem os seus filhos,

na fé cristã e para a vida.

Protegei todos os pais doentes,

que sofrem por não poderem dar saúde,

educação e casa decente para seus filhos.

Protegei todos os pais,

que trabalham arduamente no dia-a-dia,

para não faltar nada aos seus filhos.

Protegei todos os pais,

que se dedicam de corpo e alma à sua família.

Iluminai todos os pais,

que não querem assumir sua paternidade.

Iluminai todos os pais,

que desprezam seus filhos e esposas.

Enfim, olhai por todos os pais,

para que assumam,

e vivam com alegria sua vocação paterna.

Ámen.

História do Dia dos Pais ou Dia do Pai

Há muitas especulações sobre este dia especial, mas estima-se que o Dia dedicado aos pais tenha tido origem na Babilonia antiga há cerca de quatro mil anos atrás. O primeiro cartão de homenagem ao pai terá sido criado por um rapaz chamado Elmesu e foi moldado na argila. Nesse cartão o jovem fez votos de vida longa, saúde e sorte para o seu papai. Mais tarde nos E.U.A. já no século vinte, em 1909, na cidade de Spokane, uma filha, chamada Sonora Luise, decidiu instituir um dia para homenagear os pais, de forma a exteriorizar o sentimento de admiração que cultivava pelo seu pai, cujo nome era William Jackson Smart e que foi um veterano de guerra que criou seis filhos sozinho porque a sua esposa morreu no parto. Esta data foi-se tornando conhecida no Estado americano de Washington e foi-se propagando ao nível nacional até se tornar numa época festiva celebrada em todos os estados americanos. Nos E.U.A. o Dia dos Pais foi tornado oficial no ano de 1972 pelo presidente Nixon e neste país o dia dedicado aos pais é celebrado em cada terceiro Domingo do mês de Junho. No entanto, a data de celebração do dia dos pais varia consoante o país. Em Angola, Itália, Espanha, Portugal, Cabo Verde, Listenstaine e Andorra o Dia do Pai é comemorado a 19 de Março. Na Alemanha: o dia do pai é festejado 40 dias após o domingo de Páscoa, ou seja, no Dia da Ascensão (um dia feriado) o chamado Christi Himmelsfahrt, que significa o regresso de Jesus, como filho de Deus. Já no Brasil o Dia dos Pais é celebrado no segundo Domingo do mês de Agosto. A criação da data de comemoração do dia dos pais é atribuída a um jornalista, muito ligado à publicidade, que desejava promover as vendas e assegurar o futuro do seu jornal. Assim, o dia dos pais foi pela primeira vez oficialmente celebrado no Brasil no ano de 1953 no dia 14 de Agosto (o dia de S. Joaquim tido como o santo patriarca da família), continuando a ser festejado até hoje no segundo domingo do oitavo mês do ano. Há quem acredite que o motivo para esta data ter sido adotada no Brasil é apenas motivado por objetivos comerciais uma vez que o mês de Agosto costuma ser fraco nas vendas e a data do Dia dos papais estimula o comércio e ajuda os lojistas porque são oferecidas as mais variadas prendas, presentes, lembranças e cartões aos pais.

Nota: o dia dos pais é muito apropriado para fazer esta oração a S. José, pois esta é uma boa maneira de fazer uma homenagem ao dia dos pais, com significativas frases para o dia dos pais. É uma boa forma de celebrar o dia dos pais, em lugar de recorrer às tradicionais lembranças para o dia dos pais e pode servir para escrever num cartão para o dia dos pais. As mensagens para o dia dos pais não têm que ser todas iguais e compradas em lojas, por isso podem ser mensagens religiosas. São José é a representação do pai de família, é uma referência para a família cristã, é o pai que luta pelo pão de todos os dias, o pai que educa e disciplina, mas ao mesmo tempo ama e protege todos os membros da sua família (a sua esposa Virgem Maria e os seus filhos), por isso a oração de São José é a oração mais apropriada para ter um feliz dia dos pais. Uma das atividades para o dia dos pais pode muito bem ser constituída por um momento de oração ao santo mais ligado à paternidade e à união familiar.

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Comment (1) Write a comment

  1. Diz o Papa Joao Paulo II que os pais servirao verdadeiramente a vida dos seus filhos se os ajudarem a fazer da propria existencia um dom respeitando as suas escolhas maduras e promovendo com alegria cada vocacao mesmo a vocacao religiosa e sacerdotal. As familias tem a missao de educar seus filhos e filhas para uma autentica vida crista.

Leave a Reply

Required fields are marked *.


Receba Vidência Grátis!