Oração para Sexta-Feira Santa e Páscoa

A Sexta-Feira Santa é um dia repleto de tradições, procissões, recomendações, interdições, regras, disciplina, proibições e rituais. Este dia é também conhecido como “Sexta-Feira de Paixão” ou “Sexta-Feira Maior”, é um dia especial, que nitidamente se distingue de todos os outros dias do ano. Há quem diga que deve ser uma espécie de dia morto, porque se trata do dia em que Jesus “morreu”. Ora, a expressão “dia morto” é uma metáfora para aludir à necessidade de meditar, de refletir, de colocar uma postura recatada e mais silenciosa e de se sacrificar. De fato, a explosão de alegria acontece depois, no Sábado de Aleluia, antecedido pela contenção da Sexta-Feira Santa. No entanto, apesar das recomendações e interdições para este dia, sendo um dia de respeito pelo mistério da morte, não é um dia para estar parado ou parada. Aliás, Deus ouve aqueles que se sacrificam e pedem por Ele. A Sexta-Feira Santa é um dia indicado para orar e rezar. Contudo, a Sexta-Feira Santa não é a única altura para efectuar rezas e sacrifícios cristãos. A Sexta-Feira Santa é antecedida pela quaresma que termina na quinta-feira santa. Os cristãos vivem a quaresma desde a quarta-feira de cinzas (a seguir à terça-feira gorda de Carnaval) até à véspera de Sexta-Feira Santa. A quaresma é a época reservada para preparar a Páscoa e é um período dedicado à conversão espiritual e à meditação interior, servindo para levar os cristãos a auto-examinarem-se e a tentarem aproximar suas vidas daquilo que os Evangelhos e a vida de Jesus Cristo exprimem e representam. Trata-se de uma época de recomeço, de renovação, de crescimento moral e espiritual.

Aproveitamos agora este momento para fazer a seguinte oração:

Oração para Sexta-Feira Santa e Páscoa

Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor, por tua vida e teu amor, revelaste a nós a face do Senhor.

Por tua Páscoa o Céu à Terra uniste, e o encontro com o amor de Deus a todos nós permitiste.

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz renascem para a vida eterna, e abrem-se, para os crentes em Tua palavra, as portas do reino dos céus.

De Ti recebemos a vida que possuis em plenitude, pois nossa morte foi redimida pela Tua ressurreição, nossa vida ressurge e se ilumina agora, hoje e sempre.

Volta a nós, ó nossa Páscoa, Teu semblante redivivo e permita que, através de escutarmos a Tua Boa Nova, sejamos renovados, em alegria e amor, por atitudes de ressurreição e alcancemos graça, paz, saúde e felicidade para Contigo nos revestir de amor e imortalidade.

Com Deus e Jesus agora a vida é eterna, aproveitamos este momento para celebrar a Tua Glória, a Tua Paixão e a abertura do Céu a todos nós crentes em Tua palavra de esperança e amor.

A Ti, inefável doçura e nossa vida eterna, o Teu poder e o Teu amor reine entre nós agora e para todo o sempre.

Que a Tua palavra seja a alegria de todos que em reunião com fé renovada celebram Jesus ressuscitado em glória a Teu nome.

Amém!

Nota:

Esta oração é especialmente indicada para ser feita no dia da 6ª Feira Santa, também chamada de Sexta-Feira da Paixão e no Sábado seguinte, ou seja, Sábado de Aleluia durante a Semana Santa. Esta prece pode-se rezar ainda no Domingo de Páscoa. No entanto, você pode sempre realizar esta oração em todas as sextas, sábados e domingos consecutivos quando sentir necessidade de ter uma nova luz e esperança em seu coração, quando, devido a problemas, estiver sem esperança, sem força e sem fé, lembrando que nossa alma renasce sempre que temos fé. Assim, o Filho de Deus, Jesus Cristo, sofreu o calvário na cruz, ressuscitou perante o maior e pior problema de todos os homens, a morte. Assim como Jesus, o mártir da fé, ressuscitou, a sua vida também pode renascer em alegria. Os maus momentos e crises são, muitas vezes, momentos de reflexão e meditação e podem servir para abrir novos caminhos, procurar novas oportunidades e, assim, conseguir ultrapassar os obstáculos que frequentemente surjam em nossa vida, por muito que estes parecem inultrapassáveis aos nosso olhos humanos. Com Deus Nosso Senhor ao nosso lado como nosso companheiro de viagem em nossa vida como em nossa morte, nunca nos iremos perder em atalhos do pecado em nosso caminho pelo bem, tendo como destino final o Reino dos Céus.

2 Respostas a “Oração para Sexta-Feira Santa e Páscoa”

  1. mariza diz:

    Esperança em tudo força redrobrada e fé acima de tudo!

  2. Daniel diz:

    Legal gostei muito sobre meu anjo da guarda .

Escreva um comentario: